Posted on

by

in

Caminhos do Severino: Amudi realiza viagem ao coração do nordeste

A Associação Amigos do Mudi (Amudi) realizou, neste mês, uma viagem ao nordeste. O passeio, denominado de Caminhos do Severino, ocorreu entre os dias 11 a 21 e foi coordenado pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto. O grupo contou com 50 pessoas vindas de diversas regiões do país.

O itinerário incluiu visitas aos estados de Pernambuco e Paraíba, passando por diversas cidades, tanto as capitais quanto no interior. A primeira parada foi Recife, seguida de outras cidades turísticas, como Olinda, Porto de Galinhas e João Pessoa. Cidades menos populares também não ficaram de fora, é o caso de Cariri, Caruaru, Toritama e Cabaceiras.

Apesar das belas paisagens que compõem todo esse cenário, a viagem não tem como único objetivo somente o lazer. A ideia foi associar a diversão ao conhecimento científico e cultural. O título do roteiro é um dos exemplos que mostram como a reflexão e o ensino estão inseridas dentro do projeto.

O nome da programação foi dado em homenagem ao poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. Segundo o professor Marcílio, o texto serve como forma de entender os problemas sociais da região na década de 1950. “A ideia da viagem se baseou em acompanhar o Rio Capibaribe, percorrido pelo personagem principal do poema. No percurso, o objetivo é perceber as transformações do bioma e aspectos sociais ao longo do curso do rio, variando do sertão, até a caatinga e o agreste”, explicou Hubner.

Além de conhecer esse percurso, os participantes tiveram acesso a diversas outras experiências ao longo desses dez dias. Contando com a ajuda de diferentes guias para cada espaço, puderam conhecer uma diversidade de pontos turísticos, visitar museus e participar de palestras ministradas por especialistas em áreas variadas da cultura e ciência.

Associação – Os roteiros das viagens organizadas pela Amudi são pensados do ponto de vista interdisciplinar, da ciência, das artes e da história de maneira geral. Quem participa destaca que essa forma interativa de adquirir conhecimento é um dos principais diferenciais das excursões. Elza, ex-bancária e participante de diversos outros passeios realizados pela Associação, comenta que a experiência é “uma viagem com fundo cultural, a gente sempre agrega turismo com cultura”.

As excursões iniciaram nos anos 90, sendo exclusivas para professores e estudantes que atuavam nos projetos do Centro Interdisciplinar de Ciências, hoje transformado no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). Atualmente, as viagens são abertas ao público de qualquer lugar do mundo.

Segundo o professor Marcílio, as viagens propõem não só uma reflexão científica, mas também social. “É uma experiência ajuda a desenvolver nos participantes não só o senso de cidadania, mas o seu sentimento de pertencimento à humanidade e a sensibilidade em relação aos múltiplos problemas sociais que precisam de intervenção e políticas públicas adequadas”.

Por Isadora Monteiro

7 respostas para “Caminhos do Severino: Amudi realiza viagem ao coração do nordeste

  1. Avatar de Débora de Mello Gonçales Sant´Ana
    Débora de Mello Gonçales Sant´Ana

    Esta viagem foi muito rica em aprendizados sobre cultura, história, arquitetura e ciência em geral.

  2. Avatar de Sonia Dacome
    Sonia Dacome

    Meu olhar sobre o Nordeste mudou completamente! Experiência transformadora que acrescenta conhecimento e pertencimento!

  3. Avatar de Ivanete Terezinha Scopel
    Ivanete Terezinha Scopel

    Conheci o trabalho do MUDI em abril de 2022 em uma viagem a Ametista/RS. As viagens com a organização do professor Marcílio e sua equipe são fantásticas. Os roteiros são estudados e planejados com antecedência, e isso faz toda a diferença. Essa foi a terceira viagem que fiz com o grupo, super recomendo!!!!! Boraaa viajar!!

  4. Avatar de Marlene Aparecida Sasso
    Marlene Aparecida Sasso

    Excelente descrição da viagem. Parabéns!

  5. Avatar de Maria Cristina Gomes Machado
    Maria Cristina Gomes Machado

    A viagem foi inesquecível. Pude aprender muito sobre o nordeste. Agradeço aos companheiros de viagem e ao Marcílio, à Isabel e à Débora pela organização.

  6. Avatar de Rute Libanio
    Rute Libanio

    A viagem não foi só turismo, mas um grande aprendizado teórico e um grande conhecimento prático, com museus, um comércio diferente do sul, no interior um enorme aprendizado, pessoas que conhecemos a cada viagem e muito mais.
    Foi ótimo.

  7. Avatar de Jéssica Toso Mendes
    Jéssica Toso Mendes

    Quero ir nas viagens junto com vcs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *