Nos dias 15 e 16 de setembro aconteceu no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) o 1º Simpósio – Estudos Integrados Sobre os Meliponíneos de Maringá. As palestras do evento de extensão ocorreram no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), com programações realizadas no período da manhã e da tarde.
Além das palestras de diferentes temas, o evento contou com uma visita guiada aos ninhos de meliponíneos no campus da universidade e uma atividade prática de resgate e criação racional de abelhas sem ferrão.
O objetivo do simpósio era a divulgação do livro “Estudos integrados dos meliponíneos na região de Maringá, Paraná”. O evento também trouxe informações sobre a diversidade e métodos de criação de meliponíneos, que são abelhas sem ferrões, buscando fomentar ações e discussões acerca do tema. Como destacado no livro, as abelhas são polinizadores e desempenham um papel de equilíbrio no ecossistema, sendo importantes na produção agrícola.
O livro foi produzido entre 2018 e 2022 e é resultado de investigações realizadas pelas equipes de pesquisadores do Herbário HUEM, dos Programas de Pós‐Graduação em Zootecnia (PPZ) e Pós‐Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da UEM e do Instituto de Biologia (IBIO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), juntamente com diversos pesquisadores de outras instituições públicas do Brasil.
Para conferir a versão digital do livro, acesse o link: http://www.ccb.uem.br/huem-herbario-da-uem.
Deixe um comentário