O Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), participou, entre os dias 7 e 9 de novembro, da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Paraná Faz Ciência 2023. O evento ocorreu no câmpus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária, Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a UEL.
Os mais de 20 mil visitantes que participaram do evento puderam visitar o estande do Mudi na Mostra Interativa, onde houve exposições de jogos matemáticos, esqueletos e insetos para serem conhecidos pela comunidade de estudantes da rede básica e do ensino superior.
Os monitores do Museu guiaram os visitantes pelos acervos e levaram muitas curiosidades divertidas sobre a ciência. Gabrielli, de 13 anos, visitou o estande do Mudi com a escola e destacou a importância do projeto de itinerância do Museu: “Esta é a minha primeira vez visitando um museu, porque eu nunca tinha ido em um antes. Achei muito legal a ideia do Mudi de trazer as exposições até a gente”.
O projeto de divulgação científica Conexão Ciência – C² também marcou presença na II Semana Geral dos NAPIs, os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, outro item da programação do PrFC. O C² é vinculado ao Mudi e foi apresentado pela professora Débora Sant´Ana como parte do Napi Paraná Faz Ciência. Além disso, o Conexão Ciência também foi apresentado pela coordenadora do projeto, Ana Paula Machado Velho, no Encontro de Editores e Jornalistas Científicos, que ocorreu no último dia do evento.
O Museu Dinâmico Interdisciplinar foi um dos mais de 1500 expositores da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A participação do Mudi foi um sucesso e, ano que vem, deve se repetir, porque o Paraná Faz Ciência será realizado no câmpus sede da UEM, a casa do Museu.
Deixe um comentário