A primeira turma de 2024 de Meditação Transcendental (MT), do projeto promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), já tem data marcada. O treinamento será realizado de 4 a 8 de março, das 18h às 21h, no Auditório Ney Marques, na UEM.
A turma será guiada pelo instrutor Gustavo Cerna, da Associação Internacional de Meditação. Após uma semana, os participantes terão encontros diários de 20 minutos para realizar a prática ao longo de seis meses. As vagas são limitadas a, no máximo, 50 pessoas e estão abertas à comunidade interna e externa.
O curso será integralmente subsidiado para os participantes que se comprometerem e cumprir a frequência mínima estipulada de 75%, ao longo dos seis meses, e 100% na primeira semana.
Resultados começam a aparecer na primeira semana
Ao longo de 2023, foram formadas quatro turmas de meditantes, que, já na primeira semana, começaram a sentir os benefícios da prática. Até mesmo os céticos, como o estudante de Química da UEM, Wilian Vidotto da Costa. Ele afirma que estava desconfiado e incrédulo no começo, mas, logo após a primeira semana da prática, mudou de opinião.
“Estava sentindo muita dor na parte da nuca e pescoço, por conta do trabalho no computador, e acordava sempre cansado. Agora, estou acordando mais disposto, mais leve, mais tranquilo e percebi que as tensões diminuíram bastante”, conta Wilian.
A MT também traz benefícios para a saúde mental. Angela Maria de Siqueira Oliveira, 56 anos, teve seu primeiro contato com a Meditação Transcendental no ano passado. Ela relata que sofre de depressão desde a adolescência, mas sempre manteve uma fachada de felicidade, escondendo seus problemas internos. Com a meditação, Angela declara que conseguiu alcançar uma libertação pessoal, o que permitiu sentir uma paz interior mais genuína.
“Nem os medicamentos que tomava me traziam esse equilíbrio, essa facilidade de levar a vida sem fazer tanto esforço para lutar contra a depressão. Sei que ainda estou começando na meditação transcendental, mas fico imaginando como será bom conseguir realmente dizer que estou feliz, exatamente como eu aparento ser”, afirma a meditante.
Wilian Costa e Angela Oliveira revelam benefícios em poucos dias de práticas meditativas
O curso, que faz parte do projeto de extensão “Terapias Alternativas como Ferramentas para o desenvolvimento do Bem-Estar Individual e Coletivo”, conta com apoio da Associação Internacional de Meditação (SIM) e da Herbarium.
CRONOGRAMA
04/03/2024: Palestra inicial das 18h às 21h
05/03/2024: Primeira meditação individual (duração de aproximadamente 1h – a definição do horário de cada aluno ocorrerá na palestra do dia 4 de março)
06 a 08/03/2024: Palestras e meditação em grupo das 18h às 20h
Observação: A presença é obrigatória na primeira semana do curso
De 11/03/2014 em diante: as atividades constarão de encontros diários com 20 minutos de duração no Auditório Ney Marques da UEM por, pelo menos, seis meses. Serão oferecidas duas possibilidades de horário: 7h10 ou 17h30. Nesta etapa do curso, será obrigatória a frequência mínima de 75%
SERVIÇO
Curso de Meditação Transcendental da UEM
Quando: de 4 a 8 de março, das 18h às 20h
Onde: Auditório Ney Marques, câmpus sede da UEM
Inscrições: https://forms.gle/ad62oWqzuxsp5nT57
Informações: (44) 99987-8151 / https://www.instagram.com/meditacaouem/
Deixe um comentário