Posted on

by

in

Medicina alternativa e saúde mental é foco de evento do MUDI

No próximo sábado, dia 21 de setembro, acontece o evento de vivência “Equilíbrio: Como cuidar da Mente e do Corpo para uma Vida Plena”, promovido pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), em parceria com a Associação Internacional de Meditação (SIM) e a ONG Decida Viver. O encontro será no Anfiteatro Ney Marques, no campus-sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Durante toda a tarde, serão ofertadas atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e combate ao estigma quando o tema é saúde mental. Este ano, no Brasil, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda”.

O evento ‘Equilíbrio’ faz parte das atividades do Projeto de Extensão “Terapias alternativas como ferramentas para o desenvolvimento do bem-estar individual e coletivo”, com sede no MUDI/UEM. A iniciativa conta com o curso de Meditação Transcendental, iniciado em 2019, e, hoje, também oferta sessões de Reiki e Auriculoterapia para a comunidade. 

O coordenador do projeto de Terapias Alternativas, professor Celso Ivam Conegero, enfatiza que a proposta é trazer benefícios para as quatro áreas da vida: saúde mental e física, para os relacionamentos e para o contato com a sociedade.

“Vivemos um tempo em que o estresse e a angústia afetam e prejudicam pessoas das mais diferentes faixas etárias. Por isso, nós estamos viabilizando o evento para criar mais uma oportunidade de abordagem e oferecer alternativas de tratamentos complementar à diversos problemas de saúde”, explica Conegero.

Equilíbrio e bem-estar em foco

A condução das atividades ficará a cargo da psicóloga e professora da Meditação Transcendental, Maria Bernadete Paulo Ferreira de Cerna, presidente da Associação Internacional de Meditação com sede na cidade de São Paulo, entidade parceira do evento. Ao desenvolver técnicas que busquem o equilíbrio para uma mente e corpo saudáveis, Maria Bernadete quer enfatizar a possibilidade de se viver no mundo de uma maneira mais equilibrada, mais organizada. 

“Se eu tiver uma fisiologia equilibrada e um cérebro funcionando muito bem, eu vou lidar melhor com esses percalços aqui de fora e com essas exigências”, afirma a palestrante. Maria Bernadete antecipa que é preciso falar sobre estresse, ansiedade e em como até 90% das experiências que vivenciamos são psicossomáticas, ou seja, têm relação com a forma como cuidamos da nossa mente e corpo para ter uma vida saudável. 

“A ideia é trazer para os participantes uma definição que todo mundo está, até porque experimenta, que é esse ‘desequilíbrio’ que acontece em vários aspectos da vida e da fisiologia também, principalmente depois da pandemia, e que tem muito a ver com a minha experiência interna de como eu estou”, destaca.

O bem-estar, mais do que um estado de descanso, é um processo ativo que exige esforço e dedicação contínuos, refletindo em hábitos e escolhas que promovem qualidade de vida em todos os aspectos.

 “Além de propor técnicas de respiração e meditação, vou falar um pouquinho sobre alimentação, em termos do que é a minha fisiologia. Darei um exemplo típico. Nós esquecemos que somos parte da natureza. O que significa parte da natureza? Significa que nós seguimos as próprias leis naturais do dia e noite a gente vai viver melhor, vai ser mais eficiente em termos de saúde”, anuncia Maria Bernadete.

 Em resumo, ela diz que por meio de técnicas de meditação transcendental, respiração a partir da yoga e até alimentação, é possível adotar uma rotina de autocuidado que irá melhorar a sua fisiologia e, consequentemente, sua saúde mental.

O autocuidado como prevenção

A presidente da ONG Decida Viver, Regina de Paula, destaca a importância destas ferramentas para o autocuidado, que podem ajudar na prevenção ao suicídio, bem como orientar como interromper esse ciclo de dor e angústia. A Decida Viver, com sede em Maringá, é parceira no evento ‘Equilíbrio’ e atua há seis anos no acolhimento de pessoas e familiares que estão em sofrimento extremo e buscam ajuda. 

Regina conta que, após passar pelo trauma do suicídio do filho, em 2017, ao invés de ficar “trancada num quarto lamentando a tragédia”, juntou familiares e amigos para ajudar outras pessoas. 

“Eu mesma busquei as ferramentas ofertadas pela Meditação Transcendental para superar a dor da perda. E, de certa forma, estou sempre procurando novas técnicas para poder indicar a melhor para cada pessoa que nos procura”, explica.

A Decida Viver trabalha com psicólogos parceiros que auxiliam na busca da melhor forma de abordagem. Afinal, as causas que levam uma pessoa ao suicídio são multifatoriais e cada pessoa ou situação precisa de um cuidado diferenciado. 

A presidente da Decida Viver explica que as pesquisam indicam que os maiores índices de suicídio estão nas faixas acima de 60 anos e abaixo de 20. Nos idosos, o que atormenta é o passado, enquanto na juventude são as dificuldades do presente e as incertezas do futuro. 

“Por isso, devemos apoiar e exaltar uma iniciativa como esta acontecer numa universidade, um espaço em que é fundamental falar de saúde mental entre a comunidade acadêmica, mas, principalmente, de estratégias para evitar novas tragédias”, pondera Regina. 

Mais que um espaço de escuta e acolhimento, a Decida Viver trabalha para propor políticas públicas de enfrentamento e combate ao suicídio, que hoje é uma questão de saúde pública. “Precisamos falar sobre o suicídio em todos os lugares, mas, principalmente, educar as pessoas para identificar corpos e mentes em sofrimento que precisam de ajuda, seja em casa, no trabalho, no grupo social”, acredita Regina.

Serviço:

 Evento de vivência “Equilíbrio: Como cuidar da Mente e do Corpo para uma Vida Plena”

Data: 21 de setembro de 2024

Local: Auditório Ney Marques, bloco D03 – UEM

Ministrante: Maria Bernadete  Paulo Ferreira de Cerna – Presidente da Associação Internacional de Meditação – São Paulo

Cronograma:

13:30 às 14:00 – Recepção  com Gandharva Veda(Musicas Terapeuticas baseado em Melodias Védicas)

14:00 às 15:30  – Apresentação do tema e teste de estresse.

●     O equilíbrio é uma construção psicofisiológica

●     Equilibrando o corpo – respiração completa, pranayama, relaxamento

●     Equilibrando a mente – Fábula do Ser. 

●     O que é a Transcendência?

●     O que é a Meditação Transcendental (MT)?

15:30 às 16:00 – perguntas e respostas

O evento é GRATUITO mas com VAGAS LIMITADAS: Garanta a sua vaga agora mesmo!

Gratuito e com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/WA6XZuFnfwCSVDnq6

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato  com o professor Celso Ivam Conegero, pelo número (44) 99987-8151 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *