Posted on

by

in

NAPI Paraná Faz Ciência de site novo

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, lançou, nesta quarta-feira (2), a nova versão do site do Arranjo. Um conjunto de novas informações vai dar conta de divulgar todos os projetos ligados ao NAPI. A ideia é melhorar a comunicação com a sociedade.

O NAPI Paraná Faz Ciência tem como objetivo criar ambientes em que os paranaenses possam se envolver com a ciência e a tecnologia, aproximando esses temas do cotidiano. A ideia é proporcionar às crianças, adolescentes e adultos uma nova perspectiva sobre o mundo ao seu redor.

Além disso, o Arranjo busca fomentar a extensão, a ciência cidadã e a divulgação do conhecimento científico, ampliando o interesse dos jovens por carreiras científicas e promovendo a inclusão e a diversidade.

“No novo site, isso fica mais claro”, explica a coordenadora de comunicação do Arranjo, Ana Paula Machado Velho. “Estamos em uma nova fase e precisamos adequar nosso canal de interlocução com o público”, acrescenta a jornalista.

História

O site foi criado, em 2022, para divulgar as atividades realizadas no evento on-line com o mesmo nome, o Paraná Faz Ciência, que ocorre, em 2024, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na próxima semana, entre os dias 7 e 10 de outubro.

O espaço digital foi idealizado pela UEM, quando a Universidade ainda executava um projeto isolado, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Mas o projeto cresceu, se uniu a todas as instituições de ensino superior públicas do Estado, especialmente com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tudo com o financiamento da Fundação Araucária.

“Assim, surgiu o NAPI, em 2023. Nos tornamos um Arranjo, que reúne diversos grupos que lidam ao mesmo desafio, a divulgação da ciência”, esclarece um dos articuladores do NAPI, o professor da UFPR, Rodrigo Reis.

Além da história, dos projetos, das Redes e dos documentos do NAPI, o site traz informações sobre onde se faz e se divulga ciência no Paraná, e publica informações quase diárias sobre as ações do Arranjo, que reúne centros de ciência, museus, universidade públicas e muito mais.

“A página também armazena a memória do evento PRFC, que é o braço paranaense da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, acrescenta a outra articuladora do NAPI, a professora da UEM, Débora Sant’ Ana.

O NAPI Paraná Faz Ciência “é um legado do povo de nosso estado. Acesse o site e o conheça melhor”, conclui a coordenadora Ana Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *