Posted on

by

in

,

Ambientes temáticos do MUDI estão repaginados

O Paraná Faz Ciência 2024 trouxe muitas mudanças para o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI). Novos espaços temáticos, recheados de saberes científicos e culturais são parte das novidades que enriqueceram o acervo. Outros detalhes são o lançamento da nova identidade visual e a estruturação de ambientes temporários.

“A inserção de novos espaços tem como objetivo atrair novos visitantes e fazer com que aqueles que já conhecem voltem ao Museu. A ideia é oferecer ainda mais ciência”, disse o coordenador do Mudi, Celso Ivam Conegero. Ele explicou, ainda, como funciona cada ambiente do Museu. 

Confira agora quais são os espaços fixos e temporários do Mudi, e qual a função de cada um. 

Plantas Medicinais

No ambiente das Plantas Medicinais estão algumas espécies utilizadas em terapias alternativas. Os visitantes podem ficar sabendo como elas são cultivadas e de que forma podem ajudar o ser humano. 

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Química

No ambiente da Química, os visitantes têm a oportunidade de observar a realização de alguns experimentos, por meio da visualidade de reações químicas. Muitas fazem parte do nosso dia a dia, mas passam despercebidas. 

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Zoologia/ dos Biomas

A coleção dos biomas ou da zoologia mostra o Brasil como um país continental, que apresenta diferentes biomas e enorme biodiversidade.

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Entomologia 

Já o ambiente da entomologia é onde os visitantes têm acesso a coleções de insetos e recebem informações referentes à importância ecológica e econômica destas espécies. 

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Tabagismo

Neste espaço, os visitantes recebem informações sobre o processo histórico relacionado ao tabagismo, como a economia do tabaco afetou o Brasil, os efeitos no meio ambiente, no organismo humano e para a saúde econômica do país. 

As pessoas são convidadas a auxiliar no controle do tabaco, por meio da orientação e da conversa com tabagistas. A mensagem é para que eles procurem ajuda caso queiram parar de fumar.

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Matemativa

É um espaço muito interativo, onde a matemática é explicada de forma lúdica. Os visitantes aprendem brincando e, assim, começam a entender o que representa a matemática no cotidiano. 

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Espaço Segundo Cérebro 

O ambiente do segundo cérebro proporciona a oportunidade de observar um laboratório de pesquisa de ponta, sobre neurônios entéricos. É uma oportunidade de conhecer o que esses neurônios significam para o nosso intestino e, porque ele é chamado de segundo cérebro.

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Teatro Anatômico 

Neste espaço há peças do corpo humano, o processo da formação do embrião, esqueleto de humanos adultos, de criança, de fetos e de adulto idoso. A ideia é contar a história do processo de envelhecimento e algumas das patologias que envolvem tanto o esqueleto quanto os nossos órgãos.

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Experimentoteca de Física

O ambiente da física é voltado para a experimentação de experimentos físicos e, até mesmo, para que os visitantes entendam como as equações físicas são aplicadas no cotidiano.

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Dissecando com o olhar 

Nesta exposição, o visitante tem a oportunidade de observar a estratigrafia, isto é, visualizar as camadas que compõem o homem e o cavalo. 

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Os Povos Originários no Paraná 

É uma exposição temporária, que tem como parceiro o Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História (LAEE), da UEM, coordenado pelo professor Lúcio Tadeu Mota. O acervo conta um pouco da história dos povos originários, desde os coletores e os caçadores, até a presença deles na universidade hoje. Aborda, também, a origem indígena paranaense e a distribuição das etnias pelo Estado.

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

Origem e Evolução da Terra e da Vida 

O espaço temporário Origem e Evolução da Terra e da Vida é uma parceria do Mudi com o Museu de Geologia do Departamento de Geografia. Conta a origem e evolução da terra e da vida, desde o aparecimento dos minerais e, depois, dos fósseis. Estão ainda presentes os diferentes elementos da natureza, plantas, animais e assim por diante. Há, também, a projeção de um vídeo sobre a origem da Terra, todas as etapas do processo de formação do nosso planeta. Os visitantes são convidados a observar como era a Terra antes e depois do impacto humano. 

Foto: (Maysa Ribeiro Macedo)

É importante ressaltar que os recursos para a reestruturação e revitalização dos espaços do Mudi foram viabilizados pela Associação dos Amigos do MUDI (Amudi), que tem apoio da Receita Federal do Brasil.

Gostou de saber mais sobre os ambientes do Mudi? Venha conhecer de pertinho cada espaço!

Serviço

Horários:

Terça a sexta: das 8h30 às 11h e das 14h às 17h

Quarta: das 8h30 às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 22h

Domingo: das 14h às 17h

Agendamento: pelo site, em caso de visita com sete pessoas ou mais (https://mudi.uem.br/agenda/)

Localização: Av. Colombo, 5790 – O-33 – Zona 7, Maringá – PR

Siga o Mudi no Instagram para ficar atento às novidades: @mudi_uem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *