A Amudi, Associação dos Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com chamada aberta para submissão de artigos científicos para o fascículo 2, do volume 29, da Revista Arquivos do MUDI.
Em janeiro de 2025, o conselho e a equipe editorial decidiram rever a estrutura da Revista, que passará a ter como foco a divulgação de pesquisas da Saúde com interfaces interdisciplinares com as áreas biológicas e do ensino.
A nova editora-chefe e professora do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM/UEM), Sonia Bertolini, explica que a partir deste ano, a Arquivos do MUDI passou a ser trimestral e aumentou o número de publicações para 40 artigos, tudo para que os resultados das pesquisas cheguem mais rápido aos seus leitores e, assim, ampliar sua visibilidade.
“Outra alteração que merece destaque, foi a adoção das Normas de Vancouver para seguir as diretrizes de bases de dados nacionais e internacionais que divulgam artigos na área da Saúde, visando futura indexação nas referidas bases”, adianta.
Ainda sobre as novas diretrizes editoriais, vale destacar que os autores agora têm a opção de publicarem seus artigos em português, inglês ou espanhol. “Nossa expectativa com essas mudanças é de podermos publicar pesquisas com alto grau de relevância e de impacto principalmente científico, educacional e social, de pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior”, completa.

Criada em 2005, a Revista Arquivos do Mudi (Qualis CAPES 2017–2020: B3) é uma publicação científica para artigos inéditos e artigos de revisão, sem cobrança de taxa. A proposta é aproximar a comunidade externa das atividades desenvolvidas dentro das Instituições de Ensino Superior e, com isso, popularizar e divulgar o conhecimento científico.
Em 2011, a revista passou para o formato online, no Sistema SEER de editoração científica, ampliando o alcance ao público e adquirindo o status de revista científica, incluindo as antigas versões impressas que foram todas escaneadas e disponibilizadas no site.
Atualmente, a revista Arquivos do Mudi tem se encaixado nas normas dos periódicos científicos, mantendo sua periodicidade (trimestral), adquirindo indexadores e avaliadores de renome, adotando um excelente sistema anti-plágio e disponibilizando o DOI (Digital Object Identifier) imediatamente à publicação para a correta identificação dos artigos e autores.
Para mais detalhes e envio de artigos, acesse o site: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi
Texto escrito pela jornalista Silvia Calciolari
Deixe um comentário