Uma parte da equipe do Projeto Tabagismo, desenvolvido no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (MUDI/UEM), esteve no último domingo de abril, 30, participando de uma ação preventiva ao consumo de produtos com tabaco realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu, em Maringá.
Além de manter uma exposição permanente na sede no MUDI, o projeto Tabagismo também realiza ações itinerantes, levando informações, buscando a conscientização sobre os malefícios do tabagismo e incentivando a prática de hábitos saudáveis.
O idealizador e coordenador do projeto Tabagismo, professor Celso Ivam Conegero, destacou a importância do evento. “Esta ação é muito relevante, porque não é só o MUDI que está levando o projeto Tabagismo, mas uma série de outras ações que a prefeitura e demais parceiros oferecem para a sociedade. E o nosso projeto é parceiro na oferta de serviços que visam a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, enfatizou.
Como a ciência já comprovou, o tabagismo é uma doença crônica, caracterizada pela dependência à nicotina e reconhecida como a principal causa evitável de morte em todo o mundo, sendo responsável por milhões de óbitos anuais.
Além dos danos causados diretamente aos fumantes, o tabagismo também prejudica gravemente a saúde dos indivíduos que, mesmo não consumindo tabaco, acabam respirando a fumaça, sendo estes conhecidos como fumantes passivos.

Parceria
No evento ‘Espaço + Saúde’, os integrantes do projeto apresentaram algumas peças anatômicas e explicaram os danos ao corpo humano, além de receber orientação e panfletos informativos com orientações para quem quer parar de fumar. Também foi possível cadastrar os dados de quem deseja participar do projeto. Vários profissionais da Saúde das UBSs Iguaçu e Alvorada 03 se juntaram à equipe do MUDI para conversar com quem esteve na UBS Iguaçu e apresentou interesse em melhorar a sua saúde e qualidade de vida.
Segundo a prefeitura de Maringá, o ‘Espaço + Saúde’ será itinerante, voltado à prevenção e promoção da saúde, e ancorado em três pilares: alimentação saudável, promoção da atividade física e combate ao tabagismo. Com a proposta renovada, o diferencial está na oferta de políticas públicas voltadas ao cuidado integral à saúde por meio de ações intersetoriais com todas as secretarias da Prefeitura de Maringá.
O evento contou, ainda, com ações ofertadas por todas as instituições de ensino superior parceiras que trabalham com a Secretaria de Saúde, como a UEM e, consequentemente, o MUDI.

Para saber mais sobre o Projeto Tabagismo do MUDI, programe-se para visitar o ambiente dedicado à exposição de produtos relacionados ao tabaco, como cigarros, charutos, narguilés e dispositivos eletrônicos, junto com a demonstração visual dos danos causados aos órgãos humanos, que é uma estratégia educativa altamente eficaz. Essa abordagem utiliza o impacto visual e emocional para sensibilizar o público sobre os riscos do tabagismo.
Acesse o site do projeto Tabagismo, o Instagram e o site Notícias do Mudi para saber sobre horários e dias de visitas agendadas ou espontâneas.
Texto escrito pela jornalista Silvia Calciolari.
Deixe um comentário