Colégios recebem evento preparatório para concurso do Observatório Social

Curso de Economia da UEM também recebeu um espetáculo promovido pelo Mudi

O Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá (Copejem) e o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o Colégio Tancredo Neves e o Colégio Estadual Cívico-Militar de Sarandi, realizaram nesta semana, eventos sobre Cidadania no Trânsito. O objetivo foi preparar os estudantes para participarem do 18º concurso de redação do Observatório Social de Maringá.

No Colégio Tancredo Neves, o evento aconteceu na segunda-feira (27) e contou com a participação de mais de 300 estudantes e professores. A programação começou com uma palestra do professor Marcílio Hubner, curador do Mudi, acompanhado do Grupo Abaecatu, do Projeto Música, Poesia e Cidadania, do Museu. A conversa foi “sobre a importância social e econômica dos tributos, bem como sobre a necessidade de todos os cidadãos acompanharem o orçamento público e fiscalizarem as contas públicas”, anunciou Hubner.

No Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Luiz Zanchin, as atividades foram realizadas na terça-feira (28), pela manhã, na quadra de esportes.  A programação é fruto de uma parceria entre a instituição, o MUDI/UEM e o Copejem/Maringá com objetivo de ampliar as ações do Feirão dos Impostos, realizados pelo Copejem durante o mês de maio.

Na sequência, os alunos dos dois Colégios assistiram a peça de teatro educativo “AUTO DA BARCA DO FISCO”, com a trupe Arte, Ética e Cidadania com direção, cenografia e sonoplastia de Reinaldo Soriane.

Concurso – Nas duas ocasiões, também, o professor Hubner promoveu reflexões sobre o tema do 18º concurso de redação a ser realizado pelo Observatório Social de Maringá. Em 2024, o tema é “CIDADANIA NO TRÂNSITO: construindo uma via de respeito”.

O concurso é voltado para alunos do 5º ao 9º ano, do Ensino Fundamental; 2º Ano do Ensino Médio; EJA; e Ensino Superior, com o tema CIDADANIA NO TRÂNSITO: construindo uma via de respeito. 

O professor questionou condutas cotidianas no trânsito e relatou sobre o uso dos tributos na construção e manutenção de rodovias, a necessidade de transparência nas licitações de serviços nas estradas, bem como os valores cobrados pelas concessionárias nos pedágios.

As inscrições para o concurso seguem abertas até o dia 28 de junho.

Recepção na UEM – Cidadania Fiscal também foi tema de apresentação do grupo Abaecatu para calouros do curso de Economia, da UEM. A apresentação do espetáculo educativo “Música e Poesia para Falar de ciência e Cidadania”, ocorreu na segunda-feira (27), no auditório do Bloco C-34, do campus-sede e contou com a participação dos estudantes e diversos professores do curso.

O espetáculo promove reflexões sobre os artigos segundo, terceiro e sexto da Constituição  da República Federativa do Brasil de 1988 e destaca a importância de estar atento ao orçamento público e de combater a corrupção.

“São músicas e poesias que contam um pouco sobre o gradativo processo de construção da cidadania do povo brasileiro e das lutas empreendidas para assegurar tais direitos antes da promulgação da constituição de 1988. Além disso, quer evitar que ocorram retrocessos, no presente e no futuro” afirma a poetiza e declamadora Marcia Capelette, mestre em políticas públicas pela UEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *