Museu levou coletor para receber doações de tampinhas de garrafa pet e cápsulas de café.

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/Uem) levou para perto dos maringaenses conscientização sobre Reciclagem com o Projeto Logística Reversa. A equipe participou da segunda edição da Arena Sustentável, que ocorreu entre sexta-feira e domingo (7 e 9 de junho). O evento contou com a participação de outras organizações do setor público e privado que cumprem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

O Projeto Logística Reversa coletou centenas de tampinhas de garrafa pet e cápsulas de café que serão recicladas, nos três dias de evento. A coordenadora adjunta do Projeto, professora Simone Fiori, explicou como o projeto atua. “Nós recebemos os materiais, separamos e destinamos a empresas e associações de coletores que voltarão à circulação de forma consciente e responsável”.
A ação é feita de forma interdisciplinar. A coordenadora do Projeto, Ana Paula Vidotti, ressalta a importância de aproximar a comunidade da reciclagem: “A ideia é conectar a todos com o Projeto fazendo com que as pessoas levem isso para casa e disseminem a informação sobre o reuso dos materiais na família, na comunidade e pensem num mundo melhor”, destaca a professora.

O Logística Reversa vai ainda mais longe. A ação tem o apoio da Plaspet, empresa da área de reciclagem de plástico, e do Instituto de Logística Reversa – ILOG. E atua em uma parceria viabilizada pela analista ambiental Soraya Bischoff, junto ao ILOG.
O Mudi marcou presença pelo segundo ano consecutivo no evento, que foi promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação, com o apoio da Prefeitura Municipal. Ao todo 21 projetos da UEM foram ao Eurogarden para mostrar a aplicação dos ODS ao cotidiano.

O presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, o professor Rodrigo Camilo (foto, acima), considera que é extremamente importante conectar a comunidade aos projetos da Universidade. “Um exemplo desses é o projeto de logística reversa do MUDI, que traz a importância do reaproveitamento dos resíduos”.
Texto redigido em colaboração com o bolsista João Lazaretti, alunos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.
Deixe um comentário