Seleção das escolas será feita esta semana e o resultado preliminar será divulgado dia 20 de agosto, pelo Comitê Gestor
A Rede de Clubes Paraná Faz Ciência recebeu 470 inscrições. As propostas para criação de clubes de ciências foram enviadas por escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O prazo terminou na sexta-feira (9). A coordenação da criação dos Clubes é do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência (PRFC) e da Secretaria de Estado da Educação (SEED). A iniciativa tem o financiamento da Fundação Araucária (FA) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a SEED.
O projeto-piloto da Rede Clubes Paraná Faz Ciência prevê a criação de 200 Clubes de Ciências, em 2024, com investimento de R$ 23,5 milhões da FA. Serão cerca de 100 escolas de tempo integral, em que o clube se integra à matriz curricular. As demais 100 escolas vão ser selecionadas entre as que adotam os clubes em contraturno.
O edital aberto pela SEED e PRFC recebeu propostas de 188 municípios de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). A próxima etapa da implementação do projeto é a seleção das escolas e dos docentes que vão executar os clubes de ciências. Trinta e três avaliadores vão participar desta tarefa, que é coordenada pelo Comitê Científico da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de agosto, em edital a ser publicado no site do NAPI Paraná Faz Ciência e da Rede.
A equipe da Rede de Clubes tem como meta implementar ações que ajudem a consolidar conceitos científicos tratados em sala de aula. O objetivo é contribuir com a formação pessoal e social dos estudantes, incentivando o protagonismo dos alunos assim como o aprimoramento das práticas docentes.
Serviço
Resultado preliminar da seleção: 20 de agosto
Contato: clubes@paranafazciencia.org
NAPI PRFC: https://paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/
Site da Rede: clubes Paraná Faz Ciência
Deixe um comentário