O Mudi conta com diversos ambientes que têm como propósito a imersão dos visitantes em seis temas de exposição. Vamos conhecê-los, bora lá?
A primeira exposição é o TEATRO ANATÔMICO, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer alguns aspectos da anatomia, morfologia e histologia humana. É separado em cinco temas:
- Estrutura do aparelho reprodutor
Apresenta diversos materiais didáticos com objetivo de estimular o autocuidado por meio do conhecimento da anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, dos métodos contraceptivos e da prevenção de ISTs.
- Embriologia humana
Exibe alguns materiais didáticos explicando a fase embrionária, além de conter embriões e fetos reais dispostos, possibilitando aos visitantes questionamentos sobre o surgimento dos seres humanos
- A evolução ontogenética do esqueleto humano
A exposição dá uma boa ideia da plasticidade óssea e permite ao visitante acompanhar as constantes transformações sofridas pelo esqueleto em cada fase da vida. Estão expostas inúmeras peças anatômicas como do crânio e da face humana.
- Órgãos preservados
Conta com peças anatômicas de cérebros e corações que permitem ao visitante uma maior percepção do ambiente e do corpo humano, analisando de forma mais descomplicada os órgãos do corpo humano.
A EXPERIMENTOTECA-LUDOTECA DE FÍSICA é um ambiente que possui diversos experimentos de Física planejados para que o visitante possa interagir. Além de painéis explicativos, os monitores são responsáveis por promover a interação e a explicação científica dos fenômenos físicos envolvidos em cada experimento, sempre fazendo uma ligação com o funcionamento de outros objetos e fatos de nosso cotidiano.
O trabalho de EDUCAÇÃO PARA SAÚDE mostra as osteopatologias e as doenças relacionadas ao tabagismo e ao alcoolismo. Além disso, estão montadas as seguintes exposições:
- Prevenção de AIDS, DST e planejamento familiar
- Maquetes e painéis para o desenvolvimento de ações educativas relacionadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, à utilização de métodos contraceptivos, para prevenção de gravidez na adolescência e ao planejamento familiar.
- A Evolução da Vida: da fecundação ao nascimento
No ambiente INCLUSÃO DIGITAL são ofertados cursos de inclusão digital para idosos e para a comunidade em geral, com cursos de aperfeiçoamento em informática para professores da rede pública e trabalhos com os alunos envolvendo questionários com os temas de educação fiscal, sexualidade na adolescência, automedicação, lixo e doenças.
No ambiente MORFOLOGIA HUMANA E ANIMAL, o visitante tem a oportunidade de conhecer alguns aspectos da morfologia humana e animal, normal e patológica. Há as seguintes exposições:
- Quando surgiram esses animais e plantas?
- Reprodução de um ecossistema
- Utiliza animais taxidermizados, esqueletos, plantas naturais e artificiais para apresentar ao visitante a diversidade da vida e os desequilíbrios causados pela presença do homem.
- A evolução ontogenética do esqueleto humano
- Osteopatologias
- Formas do crânio e da face humana
- Ações do álcool e do fumo no organismo
- Conta com 27 peças anatômicas que permitem ao visitante comparar a anatomia normal com a anatomia patológica relacionada ao tabaco e ao alcoolismo. Estão expostas peças com cirrose hepática, atrofia cerebral, arteriosclerose, infarto do miocárdio, derrame cerebral e enfisema pulmonar.
- Proporções do coração
- O visitante compara visualmente 01 coração humano, 01 coração bovino e 01 coração de Baleia.
A VIDA COMO ELA ERA apresenta diversos tipos de sistemas ósseos de vários animais.