A IV Semana da Conscientização Tributária e o XXIV Seminário Paranaense de Educação Fiscal mobilizaram projetos do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Parte da equipe esteve presente na premiação do Concurso de Frases, que ocorreu na última semana, nos dias 7 de novembro.
O tema da competição – coordenada pela professora Andrielli Jurumeira junto ao Núcleo de Educação Regional de Goioerê – girou em torno de uma das principais pautas do evento: frases sobre educação fiscal e controle social. Os participantes foram estudantes da rede pública e privada de ensino em grau médio e técnico, que concorreram a celulares doados pela Receita Federal como prêmio.
Os vencedores que garantiram os primeiros lugares e tiveram seus slogans selecionados foram: Kyara Calastro Santos Pereira e Danilo Gonçalves da Rocha, do Colégio estadual José Alfredo de Almeida; Daniely Rodrigues e Daivelis Calzadilla, do Colégio Estadual Duque de Caxias; e Ana Paula Torres Dias, do CEEBJA – Colégio Estadual Maria Antonieta Scarpari.
Mudi – A participação do Museu não se limitou à premiação. Ao longo do dia 8, segundo da programação do evento, as atividades do Mudi encheram o lugar de música, teatro e cultura. Cerca de 500 participantes presenciais, além daqueles que assistiram a transmissão pelo YouTube, puderam conhecer o conteúdo da peça ‘O Auto da Barca do Fisco’ (foto acima), encenada pelo projeto ‘Dramatizando a Cidadania Fiscal’. Os espetáculos ocorreram no período da tarde e noite. O Grupo Abaecatu marcou presença com o projeto ‘Música e Poesia para Falar de Cidadania’, que teve duas apresentações e ainda fez parte da palestra ‘Educação Fiscal e Controle Social: o que tenho a ver com isso?’, coordenada pelo professor Marcílio Hubner.
Toda a programação ocorreu em Goioerê, no centro-oeste do estado. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância socioeconômica dos tributos para o desenvolvimento do Estado e a promoção do bem-estar social dos cidadãos. A organização ficou por conta da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), com apoio da UEM.
Deixe um comentário